Pesquisadores de instituições de ensino superior cearenses estão entre melhores do mundo

Data de publicação: 18 de abril de 2024. Categoria: Notícias

Fonte: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2024/04/16/pesquisadores-de-insituicoes-de-ensino-superior-cearenses-estao-entre-melhores-do-mundo.html?utm_campaign=later-linkinbio-opovoonline&utm_content=later-42438930&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio

Docentes da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará estão no ranking da AD Scientific Index.

Três instituições de ensino superior no Ceará tiveram pesquisadores incluídos na lista dos melhores do mundo do sistema AD Scientific Index – edição 2024. A Universidade Federal do Ceará (UFC) aparece em primeiro lugar no ranking estadual, com 514 docentes citados. Logo em seguida, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), com 117, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)ficou com 114. O ranking se baseia em desempenho e valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais. A nível nacional, a UFC está em 10º lugar e em 13º lugar na América Latina, a Uece aparece em 46º lugar no Brasil; 83º internacional e o IFCE, aparece em 136º lugar entre brasileiras e 308º  entre as latino-americanas.

Reitor da UFC, o professor Custódio Almeida aponta que a maturidade intelectual da Universidade foi conquistada, principalmente, pela formação substantiva e plural dos docentes.

“Recebemos com muita alegria a publicação que nos coloca em posições de destaque no Brasil e em toda a América Latina, em um ranking que usa o corpo docente como principal indicador”, comemora o reitor.

Veja a lista dos cientistas da UFC citados no ranking

1 – Hans Jürgen Herrmann – Departamento de Física

2 – Aldo Ângelo Moreira Lima – Departamento de Fisiologia e Farmacologia

3 – Jorg Heukelbach – Departamento de Saúde Comunitária

4 – Antônio Gomes de Souza Filho – Departamento de Física

5 – Manoel Odorico De Moraes Filho – Departamento de Fisiologia e Farmacologia

6 – Claudia do Ó Pessoa – Departamento de Fisiologia e Farmacologia

7 – Sueli Rodrigues – Departamento de Engenharia de Alimentos

8 – Gerly Anne de Castro Brito – Departamento de Morfologia

Hildebrando Soares, reitor da Uece, diz que “isso (o resultado) é fruto do alto patamar de maturidade acadêmico-científica que a Uece atingiu ao longo de sua história, que, hoje, a transforma em uma instituição que oferta, ao seu povo, um serviço público de muita qualidade, como demonstram os diversos rankings em que figuramos. A engenhosidade e a expertise dos nossos pesquisadores nos levam além dos números, pois são efetivamente um valioso patrimônio da nossa comunidade e da sociedade cearense”.