Pesquisadores da UFC iniciam estudos com medicamentos que podem inibir a replicação do vírus da covid-19 em células humanas

Data de publicação: 11 de janeiro de 2022. Categoria: Notícias

O Núcleo de Biomedicina (NUBIMED), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, iniciou novos estudos com medicamentos que podem inibir a replicação do vírus da covid-19 em células humanas.

Com conclusão prevista para maio deste ano, o projeto começou a selecionar pacientes, na segunda quinzena de dezembro, que se submeterão a um protocolo utilizando N-acetilcisteína (NAC) e bromexina, fármacos que já são usados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para uso clínico no Brasil.

As aplicações dos testes serão feitas em forma de xarope (Foto: Reprodução)

Feito em parceria com outras instituições cearenses e paulistas, o projeto foi aprovado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa no ano passado e, logo em seguida, foi desenvolvido o treinamento na equipe de pesquisa, que iniciou o recrutamento de pacientes com síndrome gripal leve e moderada.

Conforme o coordenador do NUBIMED e principal investigador do estudo, Prof. Aldo Ângelo Lima, o projeto está sendo realizado principalmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristo Redentor, em Fortaleza. Somente na semana passada, foram selecionados cerca de 100 pacientes, de um total que chegará a 300, incluindo pessoas de 18 a 60 anos.

“Atualmente, com a alta demanda de pacientes com síndrome gripal leve e moderada, estamos com as atividades bastante intensas no atendimento desses pacientes, aplicando o protocolo do estudo”, informa o professor.

Estudos científicos já divulgados apontaram a eficácia do NAC em inibir a replicação do vírus da gripe humana, além de outros, como o da aids (HIV) e o vírus sincicial respiratório (vírus que afeta a respiração de bebês e crianças pequenas).

O pesquisador explica que a hipótese a ser testada é que o fármaco tenha a mesma ação no vírus da covid-19. “Assim, o NAC pode servir como medicamento de primeira linha para SARS-CoV-2”, aponta o Prof. Aldo Lima. Segundo ele, já existem resultados recentes apresentando a ação inibitória do medicamento no crescimento do SARS-CoV-2 em testes realizados in vitro (ambiente controlado e fechado de laboratório).

Já a bromexina aparenta ser um medicamento capaz de interferir na ação de ligação do SARS-CoV-2 com a célula do hospedeiro. Dados recentes de pesquisadores envolvidos no projeto mostram, através também de pesquisas in vitro, que a substância conseguiu inibir a replicação do vírus.

“Como a bromexina e o NAC são fármacos já usados e aprovados pela ANVISA para uso clínico no Brasil, levantamos a hipótese de uso isolado do NAC e a combinação do NAC com a bromexina, para proporcionar benefício no manejo da covid-19, ao reduzir a duração no tempo da doença leve a moderada”, explica o coordenador do NUBIMED.

O PROTOCOLO – Dessa forma, os 300 pacientes a serem testados estarão divididos em três grupos, cada um com 100 pessoas, que seguirão o protocolo estabelecido por 10 dias. Em um deles, os voluntários receberão uma dose de 1.800 mg por dia do NAC; no outro, a mesma dose do NAC será aplicada em combinação com 32 mg por dia de bromexina e, por fim, o terceiro grupo receberá um placebo, definido como uma dose diária de 500 mg de vitamina C. Todas as aplicações serão feitas em forma de xarope, sem que os pacientes saibam qual substância estão tomando.

O projeto é financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e conta com a participação das seguintes instituições: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biomedicina no Semiárido Brasileiro (INCT-Biomedicina); Núcleo de Biomedicina (NUBIMED/UFC); Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP; Faculdade de Medicina da USP (Ribeirão Preto); Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS); Laboratórios Central de Saúde Pública (LACENs); Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ); Secretaria de Saúde do Ceará (SESA); e Rede de Vigilância, Atendimento e Pesquisa em Covid-19 (REVAP-C19).

PESQUISA ANTERIOR – O NUBIMED, em parceria com outras instituições, concluiu no ano passado outra pesquisa semelhante, que também buscava medicamentos com ação contra a covid-19. Foram testados os fármacos tenofovir e emtricitabina, utilizados no tratamento de pessoas com o vírus HIV. Os resultados, contudo, demonstraram que, ao contrário do que sugeriam pesquisas preliminares, as substâncias não têm eficácia no tratamento do novo coronavírus.

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/16513-pesquisadores-da-ufc-iniciam-estudos-com-medicamentos-que-podem-inibir-a-replicacao-do-virus-da-covid-19-em-celulas-humanas e Prof. Aldo Ângelo Lima, coordenador do Núcleo de Biomedicina (NUBIMED) da UFC – e-mail: alima@ufc.br