Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
NUBIMED – Núcleo de Biomedicina

Área do conteúdo

PESQUISA – UPC IBIMED

UNIDADE DE PESQUISAS CLÍNICAS – UPC

 

A Unidade de Pesquisas Clínicas estava localizada no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Ceará – HEMOCE, Faculdade de Medicina, UFC, ocupando uma área de 732m2, dividida em salas para Administração, Biblioteca, Segurança e Gerenciamento de Dados, Sala de Freezers, Ambulatórios, Laboratórios Gabinetes e Biotério.

No ano de 2002 a UPC & IBIMED/CSG adquiriu seu espaço próprio. Foi o reconhecimento do esforço e qualidade na produção científica e formação de recursos humanos.

O novo prédio, situado dentro da Faculdade de Medicina da UFC, contou com o suporte financeiro da FINEPE e está em fase final de construção. O mesmo terá espaço amplo e moderno, compatível com o desenvolvolvimento de seus projetos.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

 

INSTITUTO DE BIOMEDICINA – IBIMED

O IBIMED é o instituto de pesquisas que consolida e amplia a experiência de trabalho adquirida com a UPC/HUWC face à necessidade identificada de se estruturar mecanismos que permitam flexibilizar a captação de recursos financeiros e ampliar a expansão das atividades que atualmente vêm sendo desenvolvidas pela Unidade de Pesquisas Clínicas.Em atenção à convocação do Dr. Aldo Ângelo Moreira Lima, coordenador da Unidade de Pesquisas Clínicas(UPC)/HUWC – CCS, reuniu- se no dia vinte de outubro do ano dois mil a equipe formada pelos pesquisadores: Aldo Ângelo Moreira Lima, Manassés Claudino Fonteles, Helena Serra Azul Monteiro, Noélia Leal Lima, Alberto Melo Soares, Lúcia Libanez Bessa C. Braga e Cristina Maria Gomes do Monte, com o objetivo de concretizar a fundação do Instituto de Biomedicina (IBIMED).

CENTRO DE SAÚDE GLOBAL – CSG

O modelo para a criação deste centro partiu da iniciativa e experiência da colaboração internacional entre a Universidade Federal do Ceará e Universidade da Virgínia, EUA.

O objetivo deste centro funde-se com as metas da UPC & IBIMED, mas o CSG visa a expansão da abrangência para outros centros internacionais, através da troca de experiência e colaboração.

Os frutos desta idéia são os benefícios que podem e poderão se expandir por todas as populações do planeta. Esta filosofia é o suporte de trabalho: fator primeiro para a aplicação deste programa.

O Forgat International Center e National Institute of Health são os principais agentes para esta rede de saúde.

PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO EM COMUNIDADES URBANAS

 

 

 

 

 

a, Ensino e Extensão em Comunidades UrbanasAtualmente desenvolve nesta extensão estudos genômicos e coortes. Pesquisa UPC&IBIMED/CSG conta com um programa de pesquisa, ensino e extensão em comunidades urbanas, que serviram de base para criação e desenvolvimento da instituição.

O programa de extensão atende duas áreas denominadas Comunidade Gonçalves Dias (GD) e Parque Universitário (PU). A Comunidade Gonçalves Dias localiza-se a quatro quadras dos laboratórios da UPC & IBIMED/CSG e da Faculdade de Medicina da UFC.

A população total desta comunidade é de aproximadamente 1.500 pessoas morando em 351 casas e com mais de 300 crianças acompanhadas pela equipe da UPC desde o nascimento, participando do estudo prospectivo de avaliação em epidemiologia genética e genoma populacional.

A Comunidade Parque Universitário – PU, que também é parte da extensão, está localizada a 5 km da atual sede da UPC. Esta comunidade tem aproximadamente 13.713 pessoas morando em 2.932 casas e mais de 966 crianças acompanhadas (9 anos) em um estudo prospectivo de desnutrição e doenças diarréicas, bem como epidemiologia genética e genoma populacional.

O total da população nas duas áreas de extensão  é  aproximadamente
quinze mil pessoas, sendo 13% desta crianças abaixo de cinco anos de idade.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

NUTRASOL BIOTECNOLOGIA

A Nutrasol Biotecnologia e Indústria foi fundada em 1999, com o objetivo primeiro de desenvolver, produzir e comercializar produtos farmacêuticos à base de glutamina e seus derivados. Cumpre ressaltar os chamados produtos funcionais, compreendido em desenvolvimento de medicações.

O ponto de partida para a criação da Nutrasol Biotecnologia foram os mais de dez anos de pesquisas científicas e tecnológicas na área de biotecnologia, especialmente realizadas com a glutamina e seus derivados, por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e Universidade da Virgínia, USA.

Esta extensão em biotecnologia decorreu da visão de futuro dos pesquisadores da UPC&IBIMED/CSG, o que resultou no conceito nacional do produto glutamina como fármaco de propriedade preventiva e curativa do trato gastrintestinal e como eficaz nutriente para determinados casos de desnutrição ou deficiência imunológica.
Cinco patentes estão em desenvolvimento para formulações dos produtos nutricionais e farmacêuticos na Nutrasol Biotecnologia.

A Nutrasol Biotecnologia tem como principal meta transformar conhecimento científico em produto nutricional e farmacêutico, para proporcionar qualidade de vida à população em geral.

NÚCLEO DE FARMACOGENÉTICA – NUFARGEN

Fatores farmacocinéticos, como a absorção intestinal de fármacos, interferem na biodisponibilidade e ação dos fármacos.

A farmacogenética tem como estratégia a identificação de genes que influenciam na ação de fármacos.

O estudo tem como objetivo a avaliação de fatores farmacocinéticos e farmacogenéticos que interferem na ação de fármacos.

Os objetivos específicos são de:

(a) determinar o grau de lesão e inflamação intestinal relacionado com a absorção e biodisponibilidade de antimicrobianos, antineoplásicos, anti-hipertensivos e antiinflamatórios;

(b) avaliar genes de resistência no vírus HIV e Micobacterium tuberculosis associados aos anti-retrovirais e anti-tuberculose, respectivamente;

(c) determinar o fenótipo e genótipo humana de enzimas do complexo P450 e N-acetiltransferase, relacionados com o metabolismo de antineoplásicos e anti-hipertensivos;

(d) identificar genes de risco para hipertensão e novos alvos terapêuticos; (e) avaliar o polimorfismo genético de genes de COX-2, receptores de TNF-alfa, NOS induzida, receptores de quimiocinas, citocinas e fatores de crescimento associado à mucosite induzida por antiinflamatórios não-esteroidais.

Os resultados esperados desta proposta são bastante promissores e podem ser resumidos da seguinte forma:

(a) identificação de fatores farmacocinéticos associados à disfunção intestinal na absorção de fármacos;

(b) determinação de genotipagem do vírus HIV e M. tuberculosis e genes de resistência aos anti-retroviriais e anti-tuberculose, respectivamente;

(c) caracterização do padrão fenótipo e genótipo de genes de enzimas humanas do complexo P450 (CYPs) e N-acetiltransferase (NAT) relacionados com o metabolismo de antineoplásicos e anti-hipertensivos;

(d) identificação de novos genes de risco para hipertensão e novos alvos terapêuticos no tratamento;

(e) caracterização de genes relacionados com citocinas, receptores de quimiocinas e fatores de crescimento relacionados com mucosite induzida por antiinflamatórios não-esteroidais;

(f) aumentar a eficácia, prevenir e reduzir resistência e diminuir os eventos adversos associados ao uso de anti-retrovirais, anti-tuberculose, anti-hipertensivos, antineoplásicos e antiinflamatórios.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

CENTRO DE SAÚDE CARLOS RIBEIRO E HOSPITAL DE MARACANAÚ

O Centro de Saúde Carlos Ribeiro é uma unidade de saúde municipal. Situado no bairro Jacarecanga, é responsável pela atenção básica de saúde da população da região.

Está integrado ao sistema informatizado de saúde, contando com prontuário eletrônico, receita individualizada e impressa  para o paciente, acesso a estoque de medicamentos  da farmácia e resultados de exames realizados no laboratório central do município na forma “on line”. Conta com equipe de 51 técnicos de nível superior, 82 técnicos de nível médio e 10 estudantes universitários como estagiários. Mantém atendimento ambulatorial de pediatria, ginecologia e obstetrícia, incluindo pré-natal e planejamento familiar, clínica médica e odontológica. Tem sala de curativos, vacinação, aerosol e terapia de reidratação oral. Também estão implantados os programas de controle de hipertensão arterial, diabetes e tuberculose.

Na equipe de referência para tratamento da tuberculose, trabalham um médico, uma enfermeira e três estagiárias. O tratamento é feito no modo supervisionado às segundas, terças e quartas-feiras e auto-administrado nos outros dias de semana. Os pacientes recebem vale transporte e um lanche nos dias em que comparecem ao centro de saúde, para tratamento ou realização de exames de acompanhamento, que são mensais. Em 2004, a média foi de 12 pacientes por mês.

A UPC realiza estudo de tuberculose no Hospital de Maracanaú. O Hospital de Maracanaú tem 105 leitos e está localizado na grande Fortaleza. Trata-se de um dos principais centros de referência para tuberculose no nosso Estado.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

HOSPITAL SÃO JOSÉ – HSJ

O Hospital São José é o maior hospital estadual especializado em atendimento de doenças infecciosas e tem 135 leitos. O HSJ constitui a referência estadual para o tratamento de HIV+/AIDS, atendendo mais de 2.200 casos.

A UPC&IBIMED/CSG mantém colaboração de pesquisa em AIDS neste hospital, com suporte do Ministério da Saúde, Programa DST/AIDS.

A equipe é formada por seis profissionais pesquisadores médicos com qualificação e treinamento em pesquisa na área.

O hospital tem salas de aula, auditório, laboratórios de apoio e conta com o Laboratório Central do Estado (LACEN) para diagnóstico e acompanhamento de exames laboratoriais dos pacientes em estudo.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN – HIAS

O Hospital Infantil Albert Sabin é considerado o principal hospital infantil do estado Ceará.

A UPC & IBIMED/CSG também desenvolve pesquisas de extensão em áreas de doenças diarréicas, desnutrição e calazar neste hospital.

São disponíveis oito dos aproximadamente trezentos leitos reservados para estudos na área de gastroenterologia, formando pessoal em diferentes níveis.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ – ICC E HOSPITAL DO CÂNCER

O Instituto do Câncer do Ceará foi fundado em 20 de dezembro de 1944, como entidade filantrópica sem fins lucrativos. Ao longo de mais de cinco décadas sempre esteve voltado para o atendimento de pessoas carentes portadoras de câncer.

Atualmente, propicia atendimento a cerca de 90% dos casos pelo sistema único de saúde (SUS). Em abril de 1999, foi inaugurado o Hospital do Câncer do Ceará, contendo 140 leitos e disponibilizando os seguintes serviços: Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e Prevenção do Câncer.

Nos últimos 3 anos, o Hospital tem se destacado como Hospital de Ensino e Pesquisa, desde que passou a receber os alunos da disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina, além de ter sido inserido no grupo de Hospitais nacionais de qualidade para realização de pesquisas clínicas, na área de drogas antitumorais.

No momento, são realizados no Hospital do Câncer 13 ensaios clínicos distribuídos em fase II e fase III em colaboração com a UPC e outras instituições. Alguns deles são estudos multicêntricos internacionais de impacto, como o que avalia os efeitos de uma droga inibidora da tirosina-quinase do receptor do Fator de Crescimento Epidérmico (EGF) no câncer de pulmão avançado.

Por tanto constitui um local, com infra-estrutura e recursos humanos capacitados e treinados para a pesquisa clínica. Muitas teses de doutorado em farmacologia foram desenvolvidas em parceria com este hospital.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

CENTRO INTEGRADO DE DIABETES E HIPERTENSÃO

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) do Estado do Ceará foi criado em 1988, com o objetivo geral de educar e controlar o paciente diabético e hipertensão. O CIDH atende a nível secundário os pacientes com diabetes e hipertensão e desenvolve pesquisas relacionadas à epidemiologia, educação e assistência do diabetes e hipertensão, bem como promove educação aos profissionais de atendimento e pacientes.

UNIVERSIDADE DA VIRGÍNIA – UVA


A UPC&IBIMED/CSG mantém um programa de intercâmbio internacional com as seguintes instituições:  Universidade da Virgínia, por 27 anos, Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, há 10 anos, Universidade de Missouri e Universidade do Kentuchy, por também 10 anos Tal interação

acontece em duas vertentes: formação de recursos humanos e colaboração em pesquisa,.

Através destes programas, particularmente com a Universidade da Virgínia, a UPC promoveu o treinamento de pós-graduação e pós-doutorado a mais de 60 professores, bolsistas e estudantes nas duas instituições conveniadas.

A UVa é um centro acadêmico de referência nos Estados Unidos e conta com uma excelente infra-estrutura para pesquisa científica e treinamento de pessoal.

Recentemente a UVa expandiu suas plantas físicas, biológicas de pesquisa e de

faculdades de ciências físicas. O processo de expansão começou há 10 anos com a adição do Departamento de Biologia e Física e Escola de Engenharia, bem como com a construção do novo Hospital Universitário com 700 leitos.

O Centro de Estrutura Macromolecular tem crescido com a Cristalografia Molecular e a duplicação da área (120.000 “square feet”) de pesquisas básicas na Escola de Medicina. A edificação do prédio de Pesquisa Médica foi

concluída em 2002,  ampliando em

Dentre os centros recentemente criados e

de importância para esta colaboração

 

 

podemos citar:

(a) O Centro de Medicina Comparativa;

(b) Unidade para Camundongos transgênicos;

(c) Centro de Gene Recombinante;

(d) Centro para Imagem Celular;

(e) Core de Citometria de Fluxo;

(f) Core de Pesquisa Biomolecular; (g) Central de Microscopia Eletrônica;

(h) Centro de Cultura de Linfócitos;

(i) Centro de Computação;

(j) Biblioteca de Ciências da Saúde.

Esta última já em rede de internet via servidor velox com a biblioteca virtual e todos os laboratórios através do sistema interno de rede da UPC.

A qualidade do treinamento é referendada pelas posições acadêmicas alcançadas por nossos egressos na própria UFC, na Universidade Estadual do Ceará – UECE, e em outras instituições do nordeste e sudeste do país (Tabela 3). O programa internacional é responsável por mais de 100 publicações internacionais e cinco patentes.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

HOWARD HUGHES MEDICAL INSTITUTE – HHMI

As pesquisas na UPC são, em parte, financiados pelo Howard Hughes Medical Institute (HHMI). O mesmo tem expandido sua infra-estrutura com a criação da nova sede com foco em pesquisas nas áreas de bioinformática, genoma e proteoma.

O Instituto é uma das maiores entidades filantrópicas no mundo, com laboratórios nos Estados Unidos e programas, incluindo o da UPC, de pesquisas no mundo. O suporte anual aplicado em pesquisa do HHMI em 2002 foi de onze milhões de doláres. Este foco de investimento em pesquisa do HHMI facilitará em muito o desenvolvimento e treinamento para o NUFARGEN.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

LONDON SCHOOL OF HYGIENE AND TROPICAL MEDICINE

A London School of Hygiene and Tropical Medicine tem um programa de “Link” com a UFC, financiado pelo Brith Council há mais de nove anos.

A UPC desenvolve pesquisas nas áreas de nutrição e, recentemente na área de genoma aplicado a doenças complexas de transferência ou susceptibilidade genética, tais como hipertensão, diabetes, obesidade, doença inflamatória intestinal, doença celíaca, desnutrição e doenças infecciosas. Duas divisões da London School estão envolvidas neste convênio: divisão de nutrição e divisão de epidemiologia genética.

A divisão de epidemiologia tem o domínio na área de genética aplicada a determinação de genes, área importante para doenças resultantes da interação de vários genes no genoma humano. Este programa será útil na identificação de genes associados com hipertensão e outras doenças complexas para, em seguida, fazer-se estudos de polimorfismo genéticos e biodisponibilidade de fármacos.

O programa de genoma em nutrição está em fase embrionária e será desenvolvido com a London School e a Nutrition Fundation, UK. Esta última participa, há cinco anos, do programa nacional da Inglaterra de genoma nutricional (suporte acima de 1 milhão de libras esterlinas) e esta experiência será desenvolvida e adaptada para um programa pioneiro no nordeste sobre genoma nutricional.

(Fonte: 3.ª Edição do Livro da Unidade de Pesquisas Clínicas)

Acessar Ir para o topo