Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
NUBIMED – Núcleo de Biomedicina

Área do conteúdo

INSTITUCIONAL – UPC IBIMED

  • 10 Descobertas Científicas
  • Convênio Internacional
  • Colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (nível 6 CAPES)
  • Expandindo a Pesquisa em Biomedicina no Estado do Ceará

Missão

A Unidade de Pesquisas Clínicas foi criada com o objetivo de integrar professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação dos diversos departamentos e segmentos de ensino da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, interessados em desenvolver pesquisa biomédica.

Origem e Desenvolvimento

A Unidade de Pesquisas Clínicas & IBISAB (UPC&IBISAB) tem sua origem ligada ao curso de pós-graduação em Farmacologia (30 anos de existência) e o Convênio Internacional de Pesquisa em Doenças Infecciosas entre a UFC e a University of Virginia, Charlottesville, Va, USA (28 anos). No ano de 1988, dois professores da pós-graduação em Farmacologia sentiram a necessidade de instituir um núcleo de pesquisa na área de biomedicina para Faculdade de Medicina, concentrado em linhas de pesquisas associadas a doenças que afligem diretamente a população do nordeste do Brasil, tais como doenças infecciosas, desnutrição, doenças diarréicas, hipertensão, diabetes, gastrite, úlcera péptica e câncer gástrico.

A UPC é criada oficialmente no dia 2 de janeiro de 1989 (19 anos), sob portaria no. 001.A/89 do Hospital Universitário Walter Cantídio, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará. O objetivo principal da UPC é de integrar pesquisadores da Faculdade de Medicina no desenvolvimento de pesquisas na área de biomedicina. A UPC funciona atualmente numa área restrita do Centro de Biomedicina e apresenta um quadro permanente de pesquisadores da mais alta qualificação acadêmica, onde 100% (16/16) têm título de Doutor ou equivalente. A relevância da qualidade de pesquisa é resumida através de mais de 150 publicações científicas em revistas internacionais (“peer review”) e cinco patentes internacionais reconhecidas.

Convênio Internacional

A UPC apresenta um forte programa internacional de treinamento pessoal e colaboração em pesquisa com a University of Virginia (30 anos), London School of Hygiene and Tropical Medicine (6 anos), University of Missouri & University of Kentucky (6 anos). Através destes programas, particularmente com a University of Virginia, a UPC promoveu o treinamento ao nível de pós-graduação e “postdoctoral fellows” a mais de 60 professores, “fellows” e estudantes. A qualidade deste treinamento é acompanhada pelas posições acadêmicas de nossos egressos na própria UFC, na UECE, e em outras instituições do Nordeste e Sudeste do País.

A relevância da qualidade de pesquisa é resumida em mais de 1.005 publicações (152 nacionais e 853 internacionais) em revistas científicas (“peer review”) e onze patentes internacionais reconhecidas. Os pesquisadores da UPC colaboram ativamente com o programa de Pós-Graduação em Farmacologia (nivel 6 CAPES), sendo responsável pela orientação até o ano de 2008, por 111 dissertações de mestrado e 46 teses de doutorado. Isto representa 41% (157/387) da formação de mestres (42%; 111/266) e doutores (38%; 46/121) no curso de Pós-Graduação em Farmacologia, Faculdade de Medicina, UFC. Os mesmos colaboram significativamente com outros programas de pós-graduação na Faculdade de Medicina, como doutorado em Ciências Médicas (nível 5 CAPES), mestrado em Saúde Comunitária, mestrado em Patologia e mais recente no mestrado em Microbiologia.

Colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (nível 6 CAPES)

Um aspecto relevante da ampliação de nossas atividades pode ser verificado pelo acompanhamento de nossos egressos. Se inicialmente havia uma preocupação quase exclusiva com a qualificação de professores da própria UFC, hoje atendemos demanda diversificada de profissionais, oriundos não só do Ceará como dos demais estados da Região Norte e Nordeste, muitos dos quais acabam se fixando noutras regiões do país e até mesmo no Exterior.

Outro marco do amadurecimento do Programa de Pós-Graduação é a recente implementação do Mestrado Profissionalizante em Farmacologia Clínica, sub-área do conhecimento originada da necessidade de se comprovar a eficácia, qualidade e segurança dos fármacos em seres humanos, em função das leis que regulamentam o desenvolvimento, produção e comercialização dos medicamentos. Desde a fundação do curso de Mestrado em Farmacologia em 1978 e a criação do curso de doutorado em Farmacologia em 1991 foram defendidas até hoje (2008), 258 dissertações de mestrado, 117 teses de doutorado e 27 dissertações do mestrado profisionalizante. A PG-Farmacologia tem no ano de 2008, 36 docentes permanentes e encontram-se matriculados no Curso, 33 alunos de mestrado profissionalizante, 93 alunos de mestrado e 111 alunos de doutorado

Expandindo a Pesquisa em Biomedicina no Estado do Ceará

A UPC apresenta uma excelente perspectiva para desenvolver, estabelecer e expandir a pesquisa em biomedicina. Para isso a mesma desenvolveu a biblioteca virtual, Intranet e Internet de alta velocidade, intensificar o treinamento em bioinformática, e o rápido acesso a equipamentos modernos e materiais para pesquisas. A mesma tem modernizado seu sistema de bioinformática no objetivo de expandir a qualidade na área de manejamento de banco de dados em pesquisas, treinamento e aplicação na área de genoma e proteoma. A UPC desenvolve suas atividades de pesquisas baseados em guias éticos de padrão nacional e internacional tais como os guias éticos aceitos pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, National Institute of Health e Howard Hughes Medical Institute. A UPC alcança hoje o conceito de Ética Global em pesquisas básicas e clínicas resultante de vários treinamentos e auditorias anuais realizadas por instituições nacionais e internacionais de pesquisas.

De perspectiva e relevância nos últimos três anos, podemos citar seis grandes programas de expansão que são atualmente gerenciados na infra-estrutura física restrita e inadequada da UPC e da PG-Farmacologia: (a) Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biomedicina do Semi-Árido Brasileiro (IBISAB_INCT-CNPq); (b) Rede Nacional de Caprino-Ovino Cultura e Diarréia Infantil do Semi-Árido (RECODISA_FINEP & MCT); Estudo Multi-Centro Internacional para Desnutrição e Diarréia Infantil, Bill & Melinda Gates Foundation (MAL-ED-BMGF; Etiology, Risk Factors and Interactions of Enteric Infections and Malnutrition and the Consequences for Child Health); (c) Projeto Internacional de Intervenção em Diarréia Infantil – CNPq & National Institute of Health (DMID-NIH; CONEP # 12729 – Processo # 25000.01/2006-38) do Convênio Internacional UFC&UVa; (d) Projeto Equipamentos Multi-Usuários FINEP CT-INFRA; (e) Núcleo de Farmacologia Genética (NUFARGEN-FUNCAP & CNPq); e (f) Núcleo de Biologia Molecular-Celular & Função Intestinal (BMGF & FINEP). É nesta perspectiva e relevância que justificamos a implantação da infra-estrutura física do projeto da Unidade Institucional de Pesquisa e Pós-Graduação em Biomedicina da Universidade Federal do Ceará (UIBIMED-UFC).

10 Descobertas Científicas

As dez principais descobertas científicas na UPC estão classificadas nas seguintes áreas:

(1) Função renal da enterotoxina da E. coli (STa), guanilina, uroguanilina e derivados (62,31);

(2) Participação da IL-1 e fosfolipase A2 na ação da toxina A do Clostridium difficile (90);

(3) Mediação do fator de agregação plaquetária (PAF) na ação da toxina da cólera e toxina A do C. difficile (30);

(4) Associação de E. coli enteroagregativa com desnutrição e diarréia persistente (61,99);

(5) Uso de glutamina e derivados na reidratação oral e nutrição enteral em crianças com desnutrição e diarréia (98);

(6) Mecanismo de ação da E. hystolytica em células fagocíticas(9);

(7) Mecanismos de nefrotoxicidade do veneno de Bothrops pirajai (68);

(8) S. pneumoniae resistentes à penicilina isolado de crianças em Fortaleza (88,111,112)

e (9) Polimorfismo genético do gene APOE e proteção no risco para deficiência cognitiva em crianças com história de doenças diarréicas em Fortaleza (80).

 

Fonte: (Prof. Dr. Aldo Ângelo M. Lima, Coordenador da Unidade de Pesquisas Clínicas & IBISAB (UPC&IBISAB)

Acessar Ir para o topo