Faculdade de Medicina da UFC inaugura Estúdio de Gravação e Laboratório de Biossegurança de Nível 3

Data de publicação: 15 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará inaugurou, na manhã desta segunda-feira (14), dois novos equipamentos da Faculdade de Medicina (FAMED): o Estúdio de Gravação, sob a tutela do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), e o Laboratório de Biossegurança Nível 3 (BSL3), do Núcleo da Biomedicina (NUBIMED).

Estiveram presentes na mesa solene de inauguração o reitor e o vice-reitor da UFC, professores Cândido Albuquerque e Glauco Lobo Filho; o diretor e a vice-diretora da Faculdade de Medicina, professores João Macedo e Danielle Gaspar; o coordenador do NUTEDS, Prof. Luiz Roberto de Oliveira; o coordenador do NUBIMED, Prof. Aldo Ângelo Lima; e as pró-reitoras de Graduação e de Extensão da UFC, professoras Ana Paula de Medeiros Ribeiro e Elizabeth Daher. O Estúdio de Gravação da FAMED é mais um equipamento do NUTEDS que visa à capacitação e à promoção de saúde digital. A sala terá como uso prioritário a gravação de podcasts e videocasts abordando assuntos de interesse da área da saúde, como forma de promover conhecimento, pesquisa científica e fomentar o aprendizado de novos profissionais da medicina.Para o coordenador do NUTEDS, Prof. Luiz Roberto de Oliveira, o estúdio é mais uma oportunidade de os médicos profissionais e formandos assumirem o uso das tecnologias como ferramenta no exercício de sua profissão. “Não é apenas um estúdio, mas uma ideia”, classificou o professor. “Nós, profissionais de saúde, precisamos participar e saber como liderar todas as possibilidades de uso das tecnologias digitais de informação e da comunicação nas suas várias dimensões dentro da área da saúde. É aí que a academia entra com sua grande responsabilidade”, disse. Já o Laboratório BSL3 surge como equipamento voltado ao estudo, com a devida segurança, de vírus e bactérias de grande relevância e que possuem alta capacidade de contaminação, por isso mesmo exigindo elevados níveis de biossegurança.

Exemplos de vírus que serão estudados no laboratório são o SARS-CoV-2, duas cepas de influenza A (H1N1 e H5N1) e o picornavírus, causadores da covid-19, das gripes do tipo influenza e dos resfriados comuns, respectivamente.

À frente do novo laboratório vinculado ao NUBIMED, o Prof. Aldo Ângelo Lima lembrou em seu discurso da dificuldade enfrentada durante a pandemia não só institucionalmente pela Universidade, mas também pessoalmente. Com o novo equipamento, a ideia é que vírus, como o causador da covid-19, possam ser mais bem compreendidos e estudados em detalhes.

“Nós precisamos adentrar nessa infraestrutura de trabalho, precisamos de financiamentos, pois agora podemos dizer que temos essa estrutura para competir com projetos nacionais e internacionais”, projetou o pesquisador.

LEGADO – Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, os dois novos equipamentos são “demonstrações patentes” do esforço coletivo realizado na administração da Universidade. Em seu discurso durante a solenidade, o atual gestor ressaltou ainda o enfrentamento da pandemia e as obras concluídas nos últimos quatro anos, destacando o planejamento como fator importante durante o período. “Era preciso planejar. E é preciso que a ideia do planejamento fique como legado para que as pessoas saibam que, com uma boa governança, um bom plano de integridade, as coisas darão certo. Não é por acaso que o Tribunal de Contas da União tem a UFC como referência no trato do dinheiro público”, exemplificou o reitor.

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, pontuou a importância estratégica que os dois novos equipamentos possuem, destacando o papel que o novo laboratório desempenhará perante a comunidade científica. “É um apoio não só à nossa Universidade, mas ao Estado todo, à região toda e até ao Brasil todo. Não são todas as universidades que hoje dispõem disso que nós temos, uma estrutura como essa que não foi fácil de ser feita, não é fácil manter e não é fácil coordenar”, afirmou.

Também relembrando as dificuldades da pandemia, o diretor da FAMED, Prof. João Macedo, afirmou que ainda assim foi possível desenvolver ações que contribuíram para o fortalecimento da Universidade. “Hoje estamos falando de dois grupos de trabalho de pesquisa que atuam justamente nessa perspectiva, disse.

“A grande satisfação do gestor é essa: favorecer, proporcionar, promover, estimular as ações profícuas, aquelas que realmente fazem a diferença e que fazem com que a nossa Universidade cumpra de fato seu papel de excelência, sua importância na sociedade, o desenvolvimento de áreas de pesquisa que estão na fronteira do conhecimento”, pontuou o diretor.

Fonte: Gabinete do reitor – e-mail: greitor@ufc.br