14 nomes da UFC aparecem em ranking de melhores cientistas do mundo

Data de publicação: 27 de julho de 2023. Categoria: Notícias

Organizado e divulgado pelo site Research.com no início de junho deste ano, o ranking Best Scientists, que tem propósito de listar os melhores cientistas de todo o mundo, conta com 14 nomes da Universidade Federal do Ceará, em sete diferentes áreas do conhecimento. Considerando instituições de todo o Brasil, são 980 no total.

O ranking classifica os nomes tanto nacional quanto internacionalmente, em cada uma das áreas. O ranqueamento é feito com base em informações coletadas em 21 de dezembro de 2022 e derivadas de dados encontrados em plataformas como OpenAlex e CrossRef, catálogos que reúnem publicações científicas do mundo inteiro.

Desse modo, a posição no ranking se baseia no índice D-index, que leva em consideração somente publicações e citações para cada área do conhecimento ranqueada individualmente (diferentemente do H-index, que leva em consideração publicações e citações em todas as disciplinas).

Veja abaixo os pesquisadores da UFC presentes na lista (a Profª Cláudia do Ó Pessoa aparece duas vezes no ranking por ter sido incluída em duas áreas):

Animal Science and Veterinary (Ciência Animal e Veterinária)
– Cláudia Maria Leal Bevilaqua (47º no Brasil, 1.330ª no mundo)

Biology and Biochemistry (Biologia e Bioquímica)
– Sueli Rodrigues (14ª no Brasil, 6.590ª no mundo)
– Cláudia do Ó Pessoa (18ª no Brasil, 6.808ª no mundo)
– Manoel Odorico de Moraes (24º no Brasil, 7.602º no mundo)
– Benildo Sousa Cavada (59º no Brasil, 12.713º no mundo)

Chemistry (Química)
– Cláudia do Ó Pessoa (44ª no Brasil, 8.295ª no mundo)
– Fabiano André Narciso Fernandes (53º no Brasil, 9.042º no mundo)
– Luciana Rocha Barros Gonçalves (59º no Brasil, 9.629º no mundo)
– José Cleiton Sousa dos Santos (80º no Brasil, 11.683º no mundo)
– Diana Cristina Silva de Azevedo (112ª no Brasil, 14.630º no mundo)

Computer Science (Ciência da Computação)
– Victor Hugo Costa de Albuquerque (4º no Brasil, 2.593º no mundo)

Environmental Sciences (Ciências Ambientais)
– Luiz Drude de Lacerda (6º no Brasil, 1.269º no mundo)

Materials Science (Cência de Materiais)
– Antônio Gomes Souza Filho (8º no Brasil, 3.095º no mundo)
– Antônio Sérgio Bezerra Sombra (44º no Brasil, 9.167º no mundo)

Microbiology (Microbiologia)
– Aldo Ângelo Moreira Lima (13º no Brasil, 1.848º no mundo)

Destaque em duas áreas da lista, a Profª Cláudia do Ó Pessoa, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, acredita que a presença dos pesquisadores da UFC no ranking é um sinal da alta capacidade de produção científica da Instituição.

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/18006-14-nomes-da-ufc-aparecem-em-ranking-de-melhores-cientistas-do-mundo