O Nubimed, assim como a UFC, foi surpreendido hoje, 30 de abril de 2021, com a partida definitiva do Professor Emérito Vietla Satyanarayana Rao, ou simplesmente Prof. Rao, como era chamado. Homem de hábitos simples, arraigados em sua cultura nativa, da qual nunca se distanciou, foi um dos mais importantes pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação em Farmacologia.
Profundo conhecedor dos métodos de avaliação farmacológica, iniciou e formou na área de Etnofarmacologia várias gerações de pesquisadores, muitos dos quais fincados até hoje no próprio Nubimed, outros setores da UFC ou fora dela, até mesmo em localidades fora do Ceará.
Dedicou sua vida ao estudo dos produtos naturais, especialmente os de origem vegetal, as plantas que, por suas mãos, poderiam receber a alcunha de medicinais. Perguntem à aroeira-do-sertão, ela dirá que não exagero.
Pudesse ele escolher humano não ser, talvez fosse árvore. Se assim o fosse, seria daquelas de raízes firmes, tronco suberoso, de madeira-de-lei, frondosa, com galhos de longo alcance e oferecedores de sombra gentil, espécie adaptada ao Sol quente do Porangabuçu.
Tal qual um de seus frutos, o Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais, conduzido hoje pelas mãos de sua eterna aluna Profa. Flávia Santos, compõe atualmente o Nubimed. E em sua memória, resgatamos o vídeo abaixo para que fique o registro deste pesquisador que contribuiu de forma contundente para ter a Farmacologia local o garbo de ser até hoje nacionalmente reconhecida como “do Ceará”.
Requiem aeternam ao Prof. Rao.