Químicas de Doadores de Óxido Nítrico e Biomateriais (UNICAMP) – IBISAB

Liderado pelo Professor Marcelo Ganzarolli de Oliveira, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, tem como principal área de pesquisa as aplicações bioquímicas do óxido nítrico (NO) e a preparação de novos Biomateriais poliméricos para a liberação localizada e controlada de NO, que incluem hidrogéis e filmes poliméricos sólidos para apliçações tópicas e para o recobrimento de catéters e dispositivos de implante. Nas aplicações biomédicas, que desenvolvemos em colaboração com outros grupos de pesquisa. Investiga os mecanismos de ação fisiológica do NO na cicatrização de lesões, vasodilatação cutânea, esteatose hepática, bloqueio da reestenose no implante de stents intracoronários e na inibição da adesão de plaquetas e de bactérias em superfícies. As técnicas experimentais incluem espectroscopias UV/VIS, IV, técnicas cinéticas, microscopias óptica e eletrônica, HPLC, análises térmicas e mecânicas, difração de raios-X e vários ensaios bioquímicos. Os trabalhos do grupo receberam três menções honrosas nos Prêmios Governador do Estado de São Paulo de 2001 e 2002 conferidas a três dos Pedidos de Patentes depositados no INPI. Seis patentes desenvolvidas no projeto e depositadas no INPI foram licenciadas para a Empresa Scitech Produtos Médicos Ltda, no segundo semestre de 2004. Cinco patentes desenvolvidas no projeto e depositadas no INPI foram licenciadas para a empresa Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos em 2005. Um novo pedido de patente em co-titularidade entre a UNICAMP e a empresa Scitech Produtos médicos foi depoisitado no INPI em Jan/2006 e extendida ao mercado exterior através de um “Patent Cooperation Treaty” (PCT) em 19/04/2006. Um novo projeto de parceria Universidade-Empresa denominado “Validação Pré-Clínica de Stents Convencionais e Padronização Técnica de Recobrimento de Stents Metálicos para a Eluição de Óxido Nítrico: Programa de Desenvolvimento Nacional de Endopróteses Vasculares – Stents. PDNS-I” foi firmado através de um convênio de Cooperação Técnica Científica entre o InCor-USP/IQ-UNICAMP/SCITECH /INOVATECH com coordenação do Dr. Pedro Lemos – InCor/USP com vigência de 11/2005 – 12/2007. Através deste covênio, foram obtidos recursos no valor total de R$ 1.505.254,34 do CNPq Processo nº 40329/2005-3/DECIT/SCTIE/Ministério da Saúde para a área de concentração de Insumos Estratégicos em Saúde – Alta Complexidade – Cardiologia.