Veralice Meireles Sales de Bruin

Veralice Meireles Sales de Bruin é Neurologista e Professora Associada, vinculada ao Programa Propap, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Concluiu o doutorado em Psicobiologia pela UNIFESP em 1994 tendo desenvolvido trabalho em neurologia clínica e neuropatologia na Universidade de Londres, National Hospital Queen Square e Parkinsons Disease Society Brain Bank.. Realiza atividade de pós-graduação tendo concluído 16 orientações de mestrado, nove doutorados e orientado 20 alunos de iniciação científica. Atualmente, participa do Curso de Doutorado em Ciências Médicas , orientando duas teses de doutorado e quatro de mestrado. Publicou 90artigos em periódicos especializados e 123 trabalhos em anais e eventos. Realiza estudos relacionados aos transtornos do sono e do ritmo circadiano, doenças degenerativas, alterações cognitivas e do humor, interações farmacológicas e investigação das alterações cerebrais relacionadas. Realiza estudos através de experimentação clínica e animal. Utiliza um modelo de privação de sono para avaliar interações entre fatores circunstanciais, e terapias farmacológicas e não farmacológicas. Mantém um laboratório de distúrbios do sono realizando estudos comportamentais e utilizando questionários, actigrafia e polissonografia. . Atualmente, tem interesse em estudar as seguintes condições clínicas: doença de Parkinson, fibrose cística, doença bipolar, transtorno de ansiedade e depressão, diabetes, síndrome metabólica, sedentarismo e exercício físico e transtornos específicos do sono como a síndrome de pernas inquietas, síndrome da apnéia do sono, insônia, comer noturno e atraso da fase do sono, entre outras.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1875628960274922