Pesquisa melhora flora intestinal de crianças desnutridas
Data da publicação: 3 de setembro de 2019 Categoria: NotíciasEssencial não apenas para o trato digestivo, mas também para a produção de vitaminas e proteção contra o crescimento de agentes patogênicos (que podem causar doenças), a microbiota (ou flora) intestinal pode dizer muito sobre nosso estado de saúde. É o que conclui pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará em parceria com instituições da América Latina, África, Ásia e Estados Unidos e publicada em julho deste ano na revista Science, uma das mais importantes do mundo.
O estudo, realizado no âmbito do Núcleo de Biomedicina (NUBIMED) da UFC, analisou, em amostras fecais, as características da microbiota intestinal de cerca de 3 mil crianças, saudáveis e desnutridas, com até 60 meses de idade, em países de diferentes regiões geográficas, como Brasil, Peru, África do Sul, Tanzânia, Bangladesh, Índia, Paquistão e Nepal.
Os pesquisadores identificaram que microbiotas saudáveis possuíam em comum um grupo de 15 bactérias (não maléficas), que serviram para a criação de um grupo-controle. A partir da aplicação de dietas nutricionais específicas, as crianças com desnutrição puderam desenvolver esse grupo de bactérias e alcançar melhores condições de saúde.
Os detalhes da pesquisa estão em matéria publicada no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da UFC.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331