Laboratório de Doenças Infecciosas do Núcleo de Biomedicina recebe autorização para realizar diagnóstico laboratorial de covid-19
Data da publicação: 5 de março de 2021 Categoria: Notícias- Quinta, 04 Março 2021 14:11
O Laboratório de Doenças Infecciosas do Núcleo de Biomedicina (NUBIMED) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará agora dispõe de habilitação para realizar diagnóstico laboratorial de covid-19. A certificação ocorreu após realização de visita técnica do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN-CE) para confirmar todos os requisitos de infraestrutura, assim como o Nível de Biossegurança II (NB-2), exigido pelo tipo de procedimento.
A pesquisadora e farmacêutica responsável pelo laboratório, Lyvia Maria Carneiro Magalhães, explica que a validação permite à equipe dedicada a pesquisas envolvendo doenças infecciosas o diagnóstico laboratorial analisando o SARS-CoV-2 (vírus da covid-19) por meio do exame de RT-PCR.
“O laboratório foi todo adequado às exigências para esse nível biológico e tivemos a capacidade assegurada para dar o diagnóstico. Mas como é isso? As pessoas podem chegar lá e fazer o RT-PCR? Não. Nós fazemos as análises das amostras vindas de pacientes atendidos no Hospital São José, onde nós realizamos um projeto denominado ARTAN-C19, no qual estamos analisando um medicamento usado nos pacientes de casos leves e moderados atendidos ambulatorialmente no hospital e que aceitam participar do projeto”, aponta a pesquisadora.
Fundado em 1989 e coordenado pelo Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, o NUBIMED reúne professores e pesquisadores da Faculdade de Medicina para dedicação a pesquisas biomédicas básica e clínica. Estão entre as realizações do núcleo pesquisas nas áreas de Biologia Molecular, Fisiologia, Farmacologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Pediatria, Gastroenterologia, Nutrição, Endocrinologia, Nefrologia e Reumatologia.
O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores dos laboratórios de Biomedicina abrange pesquisas básicas e clínicas em hospitais de Fortaleza, com foco prioritário em doenças que venham a afligir diretamente a população.
Fonte: Núcleo de Biomedicina da UFC – email: alima@ufc.br