Internacional
A internacionalização da pesquisa em Biomedicina na Faculdade de Medicina, na Universidade do Ceará iniciou há 40 anos com a Universidade da Virgínia, EUA (UVa) através do Prof. Aldo Lima, ao isolar enterotoxina termoestável (STa) da Escherichia coli de amostras de fezes de diarreia em crianças de Pacatuba, CE. A análise da ação da STa no rim perfundido levou à descoberta de um ligante endógeno, denominado guanilina, para o receptor de guanilato ciclase C (GC-C). Em seguida, procedemos ao estudo da dinâmica das infecções entéricas, desnutrição, microbioma, genoma, metaboloma e enteropatia ambiental, gerando conhecimento sobre a morbidade e etiologias das infecções entéricas, bem como seus impactos no crescimento e no desenvolvimento neuro-cognitivo de crianças de comunidades pobres. Isso resultou na rede internacional MAL-ED (Malnutrition Enteric Disease;), financiada pela Fundação Bill & Melinda Gates. O intercâmbio levou ao desenvolvimento e à aplicação de um teste de biomarcadores moleculares, carboidratos, para avaliar a função da barreira intestinal, adotada pela rede MAL-ED. Via INCT-Biomedicina http://inct.cnpq.br/web/inct-ibisab) criamos o Centro de Cromatografias e Espectrometria de Massa, FM, com capacidade para medir analitos, nutrientes, metabólitos e drogas com precisão, sensibilidade e especificidade. A UFC formou mais de 60 pesquisadores, quer sejam pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação ou técnicos, e publicamos mais de 151 trabalhos científicos em colaboração internacional. Também estabelecemos um intercâmbio (Ciências Sem Fronteiras), com o Prof. Daniel Sifrim, Universidade Queen Mary of London, Reino Unido, validando o conceito de insuficiência do diafragma crural na doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que pode ser melhorada pela fisioterapia respiratória. Estudando a permeabilidade esofágica de roedores e pacientes com DRGE, mostramos o papel protetor dos produtos naturais (goma de caju) contra a exposição ácida. A UFC formou mais de 8 pesquisadores e publicou 15 artigos científicos. Via também Ciências Sem Fronteiras, lançamos um intercâmbio com o Prof David Criddle, da Universidade de Liverpool, Reino Unido, estudando a dinâmica do cálcio intracelular dos ácinos pancreáticos sob microscopia confocal. A UFC formou 6 pesquisadores e publicou 2 artigos científicos. Agora expandiremos nosso intercâmbio internacional para o Imperial College London, Reino Unido e para a Universidade de Oslo, Noruega (Prof. Akhtar Hussain, Visiting Scholar na FAMED-UFC).
Objetivos da Internacionalização no NUBIMED
O principal objetivo atual é expandir e consolidar a rede internacional de equipe de pesquisa em neurogastroenterologia vinculada ao INCT-Biomedicina, reconhecida pelo próprio CNPq como referência nesta área de pesquisa, de extrema necessidade no país.
Objetivo 1: Expandir e consolidar o intercâmbio rentável entre UFC e UVa no treinamento de recursos humanos altamente qualificados e produtividade na pesquisa em medicina translacional na dinâmica das infecções entéricas, desnutrição, neuro-cognitivo, microbioma, genoma, metaboloma e enteropatia ambiental. Em termos de publicações de alto impacto, planejamos expandir de 4 para 6 artigos científicos por ano. Nos próximos 3 anos, também publicaremos 2 livros para público internacional. Nós também planejamos desenvolver 3 bioprodutos da microbiota intestinal, notável no controle e tratamento do ciclo vicioso de infecções gastrintestinais clínicas e subclínicas / enteropatia ambiental e desnutrição infantil nos modelos animais recentemente desenvolvidos e pesquisa clínica translacional. Este esforço resultará na produção de dois produtos patentes nacionais / internacionais e aplicações em medicina translacional e saúde pública. Nesta perspectiva planejamos formar novos recursos humanos: 1 doutorado sanduíche, 1 pós-doutorado e dois visitantes seniores no exterior, além de duas missões de curto prazo no exterior.
Objetivo 2: Expandir e consolidar a colaboração internacional do FAMED-UFC com o Imperial College Londres, Reino Unido, nas áreas de metaboloma e proteoma já em curso no Centro em Cromatografias e Espectrometria de Massas. Pretendemos publicar 3 trabalhos científicos de alto impacto por ano e um livro-texto sobre pesquisa básica e translacional em medicina nas áreas de metaboloma e proteoma no contexto de infecções intestinais, enteropatia ambiental e desnutrição infantil. A pesquisa colaborativa permite antecipar o desenvolvimento de uma patente nacional / internacional na área de novos biomarcadores metabolômicos e proteômicos. Nesta perspectiva vamos formar 1 doutorado sanduíche, 1 pós-doutorado, 1 visitante sênior e 2 missões de curta duração no exterior. Nós também planejamos oferta Escola de Verão de Estudos Superiores para nossos alunos de pós-graduação em Farmacologia e de Ciências Médicas.
Objetivo 3: Expandir e consolidar a colaboração internacional da FAMED-UFC com os Grupo de neurogastroenterologia do Barts e da London School of Medicine and Dentistry, Reino Unido, nos seguintes temas: novos modelos experimentais de doença do refluxo laringofaríngeo; caracterizando os mecanismos e descobrindo novos biomarcadores envolvidos na patobiologia do diafragma na doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); novos tratamentos como produtos naturais para melhorar a integridade epitelial do esôfago; e novos dispositivos para melhorar a deficiência crural. Esperamos publicar 6 trabalhos completos em revistas de alto impacto, 1 livro em ciência gastrointestinal e 1 patente. Também planejamos treinar 4 doutorandos e promover 1 breve visita de intercâmbio para Londres. Durante a visita de professores de Londres à UFC, eles vão ensinar disciplinas [Escola de Altos Estudos] para nossos alunos de pós-graduação em programas de Farmacologia e Ciências Médicas.
Objetivo 4: Consolidar a pesquisa colaborativa entre a FAMED-UFC e a Universidade de Liverpool (UoL) para estudar a patobiologia celular da pancreatite aguda pré-clínica e clínica. Nós planejamos visitas bilaterais, que serão divididas em: a) visita de 12 meses à UOL por 1 estudante de doutorado sanduíche (co-supervisionado pelo parceiro da UoL) para investigar os mecanismos de proteção de uma nova lectina de sementes de duas árvores (Canavallia brasiliensis e C. ensiformes) extraídas na UFC; b) curta visita ao UOL por um pesquisador sênior para trabalhar as principais descobertas, novos protocolos e escrever 4 manuscritos; e c) visitas à UFC pelo nosso parceiro para o progresso do trabalho, discutir criticamente as descobertas e desenvolver novas estratégias para sustentar a colaboração.