BioBanco: UFC inaugura nova estrutura de amostras biológicas no Campus do Porangabuçu
Data da publicação: 25 de abril de 2023 Categoria: NotíciasA Universidade Federal do Ceará inaugurou, na tarde dessa segunda-feira (24), uma nova estrutura para o armazenamento de amostras biológicas, que são cruciais para o avanço da ciência na área de saúde. O BioBanco da UFC abriga 23 freezers de baixíssima temperatura (de 80 a 150 graus negativos), onde são preservados, com segurança, culturas de células, tecidos e microrganismos como vírus e bactérias para fins de pesquisa.
UFC inaugurou uma nova estrutura para o armazenamento de amostras biológicas no Núcleo de Biomedicina da UFC, no Campus do Porangabuçu (Foto: Ribamar Neto/UFC)
A solenidade ocorreu no Núcleo de Biomedicina da UFC, no Campus do Porangabuçu, onde o BioBanco está localizado. Na ocasião, o Prof. Aldo Ângelo Lima, coordenador do equipamento, frisou a importância da estrutura para a segurança e eficiência das pesquisas: “Antes nós tínhamos um BioRepositório, os freezers ficavam espalhados pelos corredores do núcleo. Agora temos um BioBanco, que dispõe de uma estrutura específica para que seja classificado assim”.
O banco armazena amostras biológicas que atendem aos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia, Ciências Médicas e Microbiologia Clínica, favorecendo estudos avançados em áreas como patobiologia e virulência e contribuindo para descobertas de novos biomarcadores de doenças, diagnósticos, vacinas e tratamentos, inclusive pesquisas sobre o coronavírus.
Veja outras imagens da inauguração no Flickr da UFC
Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. João Macêdo, a instalação marca “um novo salto para a Faculdade de Medicina, definitivamente. Não somente por esse equipamento, mas por outros laboratórios que vêm sendo inaugurados, como o Laboratório de Bioagentes Patogênicos de nível de biossegurança 3, recentemente inaugurado. A nossa expectativa é que ocupemos cada vez mais uma posição de destaque no cenário da pesquisa nacional e internacional”.
A criação do espaço teve início em julho de 2022, com recursos da ordem de R$ 414,7 mil oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, relembrou da visita que o comando da Reitoria fez ao repositório e da situação organizacional encontrada. Para ele, a nova estrutura será base para avanços na pesquisa da UFC.
O BioBanco da UFC abriga 23 freezers de baixíssima temperatura onde são preservados, com segurança, culturas de células, tecidos e microrganismos como vírus e bactérias para fins de pesquisa (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a importância do capital humano da Universidade, ao elogiar as mentes brilhantes e inovadoras que enaltecem a Instituição. Para ele, “a grandeza da UFC está no trabalho coletivo desenvolvido”.
Fonte: Prof. Aldo Ângelo Lima, coordenador do BioBanco – e-mail: alima@ufc.br